O Conselho de Administração da Embrapa (Consad) acaba de aprovar a criação de um Serviço de Gestão Territorial Estratégica. A Unidade nasce no momento em que a demanda por dados, informações e estatísticas agrícolas em bases territoriais é cada vez mais crescente por parte do Governo Federal, governos estaduais e, até mesmo, pela iniciativa privada.

A Embrapa já atendia a essas demandas por meio da área de Gestão Territorial Estratégica da Embrapa Monitoramento por Satélite. Segundo o comunicado oficial, diante da necessidade, cada vez maior, dos setores público e privado por informações territoriais para orientar políticas de planejamento e investimentos em áreas de fomento rural, a Diretoria-Executiva optou pela criação de uma nova Unidade.

A Embrapa Gestão Territorial terá como missão propor, coordenar e executar serviços de apoio à gestão territorial da agricultura em nível estratégico, através do desenvolvimento tecnológico e soluções inovadoras, em benefício da sociedade brasileira, mantendo a referência nacional e internacional na prestação desse serviço.

Com informações da Embrapa