O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) completou 75 anos no último domingo (29/5). Após a realização do Censo Demográfico 2010, que envolveu mais de 230 mil pessoas, o Instituto está em processo de análise e com um amplo calendário de divulgação dos resultados da pesquisa.

Para este projeto foram estabelecidas as Comissões Censitárias Estaduais (CCE) e as Comissões Municipais de Geografia e Estatística (CMGE) nas 27 Unidades da Federação e nos 5.565 municípios brasileiros. Lado a lado com o IBGE, os representantes das Comissões participaram do processo de realização do Censo, desde a sua preparação até a supervisão e o controle de qualidade das informações coletadas.

INDE

O IBGE também consolida sua posição entre os grandes produtores de dados e informações geoespaciais, temáticas e de referência. O Instituto tem papel central na implantação da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), na qual são disponibilizados produtos de uma série de projetos já em execução, ou previstos para os próximos anos, que incluem a ampliação do mapeamento de cobertura e uso da terra de todo o território nacional, a associação da base geoespacial de dados territoriais com informações estatísticas do Censo 2010 e de outras pesquisas.

MundoGEO#Connect

Ao lado de outras instituições de abrangência nacional e internacional, o IBGE apoia o evento MundoGEO#Connect, que será realizado de 14 a 16 de junho em São Paulo (SP).

Vários representantes do Instituto estarão presentes como palestrantes e debatedores em várias sessões. Dentre eles, destaca-se a apresentação do primeiro dia, na sessão de keynote spekers, na qual participará Luiz Paulo Souto Fortes, diretor de geociências do IBGE.