Parte 2 : Como Criar um Bairro

Nesta edição serão apresentados os procedimentos para se criar um bairro no Google Map Maker. Esta iniciativa constitui uma contribuição voluntária ao processo de mapeamento colaborativo e cooperativo, sendo baseada no conhecimento que o mapeador tem de sua cidade e/ou do lugar pelo qual tem a sensação de pertencimento.

Passo a passo

1. Entrar no Google Map Maker (www.google.com/mapmaker) e fazer login na sua conta do Google.

2. Clicar na opção Satélite e exibir a área de interesse para a qual deseja adicionar, modificar ou moderar mapas no Google Map Maker. Antes de mapear qualquer feição é importante constatar se já existe uma representação para a cidade, caso contrário é preciso vetorizar a área urbana e associar atributos descritivos. No tutorial anterior foi feita a edição do polígono que representa a área urbana de Presidente Prudente (SP), tomando por base os setores censitários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Observar que os revisores e mapeadores do Google Map Maker aprovaram a edição e o novo polígono foi publicado. Notar que os mapeadores locais já iniciaram a vetorização de feições relevantes na área urbana, tais como bairros, sistema viário, parques, edificações de interesse público, etc.. Os nomes dos três maiores contribuidores aparecem no canto inferior direito da tela (Figura 1).

Figura 1

3. É importante ressaltar que, se para a sua cidade ainda não há uma representação para a área urbana, é possível criar um polígono com base nos setores censitários do IBGE. Neste tutorial será demonstrado como criar um bairro denominado “Centro Educacional”, localizado na área urbana de Presidente Prudente (vide figura fornecida pela Prefeitura Municipal). O mesmo procedimento poderia ser adotado para criar o polígono de sua cidade (Figura 2).

Figura 2

4. O polígono que representa o bairro poderá agora ser criado e seus atributos associados. Para tanto, dar zoom na imagem de satélite mostrada no Google Map Maker, no entorno da área de interesse. Na opção Adicionar, clicar sobre Polígono.

5. A partir da lista suspensa, escolher Localidade, para representar o bairro (Figura 3).

Figura 3

6. Clicar sobre cada ponto do polígono com o botão esquerdo do mouse.

7. Ao finalizar a vetorização, faça duplo-clique ou pressione Enter. Para cancelar a vetorização, pressione Escape.

8. É possível editar os dados descritivos e os atributos alfanuméricos, tais como a população, de acordo com os Dados do Censo 2010 do IBGE. Por default, o Google Map Maker já apresenta um valor numérico, que pode não corresponder ao valor real e que deve ser corrigido (Figura 4).

Figura 4

9. Ao finalizar o trabalho é importante justificar o motivo da edição. Por exemplo, escolher na lista suspensa a opção “Adicionando detalhes”. Salvar o resultado.

10. A edição agora precisará ser revisada por outros usuários, mapeadores e revisores do Google Map Maker, para somente depois de aprovada ser publicada.

Aprovação
Até que seja aprovado, o status ficará pendente. Para avaliar o elemento, um usuário do Google Map Maker poderá fazer login na conta do Google e acessar http://bit.ly/jdr61E

11. Para verificar como ficaria a representação de um bairro na área urbana, é possível fazer a busca textual por “Jardim Marupiara, Presidente Prudente” e escolher a opção Mapa, onde pode-se observar o mapeamento colaborativo em andamento (Figura 5).

Figura 5

Arlete Aparecida Correia Meneguette
Engenheira cartógrafa (Unesp), PhD em fotogrametria (University College London). Docente e pesquisadora do Departamento de Cartografia da Unesp – Campus de Presidente Prudente
arletemeneguette@gmail.com