[leia-tambem-esquerda]O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) acaba anunciar a atualização dos dados da Rede Altimétrica de Alta Precisão (RAAP), do Sistema Geodésico Brasileiro (SGB). Nessa operação, foram ajustadas aproximadamente 69 mil estações.

O sistema é formado por estações geodésicas, que fornecem informações precisas de latitude, longitude e altitude – estas últimas denominadas Referência de Nível (RRNN) – , importantes, por exemplo, nas obras de engenharia.

Já as RRNN indicam o desnível entre dois pontos da superfície terrestre. Nesse caso, uma das aplicações é para saber o caminho que a água vai percorrer, sendo utilizada em obras de irrigação, distribuição de água, rodovias, entre outras.

A RAAP é formada por 69 mil RRNN, distribuídas ao longo de estradas e rodovias, que fornecem a altitude em pontos do Brasil.

O processo de atualização das estações permitiu a determinação de novas altitudes para todas as RRNN. As diferenças entre os registros atualizados e as altitudes anteriores variavam até 71 cm, o que interfere nas atividades e intervenções que necessitam de alto nível de precisão.

Fonte: IBGE