Por meio de um acordo assinado com a Elecnor Deimos, operadora comercial do satélite óptico DEIMOS-1 na Europa, a empresa traz para o Brasil um novo sistema para o monitoramento de atividades agrícolas e ambientais.

A Astrium-GEO Information Services acaba de firmar um acordo com a empresa espanhola Elecnor Deimos para distribuir no Brasil as imagens e produtos de valor agregado gerados a partir do DEIMOS-1, primeiro satélite de observação da Terra 100% privado lançado na Europa.

Dotado de duas câmeras com seis sensores em cada uma, o satélite possui alta capacidade de processar os dados e enviá-los às estações de recepção de imagens. Suas características permitem ótimo desempenho, sobretudo em regiões equatoriais, nas quais as nuvens em geral impõem restrições para sistemas ópticos. Suas imagens podem ser utilizadas para uma ampla gama de aplicações, entre as quais se destacam os setores de meio ambiente (desmatamento e manejo florestal), agronegócio (serviços baseados em agricultura de precisão, visando a busca de eficiência, produtividade e preservação ambiental) e vigilância marítima.

O equipamento capta imagens em alta resolução espacial (22m GSD), sendo que cada uma delas cobre uma área de até 625 km x 1000 km. Com revisita a cada 4 dias, o satélite consegue monitorar em apenas uma semana, por exemplo, uma área equivalente à Espanha e Portugal juntos. Menos de dois anos após seu lançamento, em julho de 2009, o acervo do DEIMOS-1 já conta com mais de 5.500 imagens.

“O satélite DEIMOS-1 atende às necessidades de dados de satélite de resolução média, normalmente cobertos pelo Landsat ou pelos satélites CBERS. Atualmente, a capacidade desses sistemas tem se mostrado reduzida uma vez que suas missões superaram a vida útil. DEIMOS-1 é capaz de realizar a cobertura de grandes extensões territoriais (Estado ou País) em curtos períodos de tempo”, explica Julio López Bravo, gestor de projetos da Elecnor Deimos.

“No momento em que o desmatamento na Amazônia Legal volta a crescer e na iminência da votação das mudanças no Código Florestal, torna-se crucial o contínuo monitoramento das áreas de devastação para as devidas ações de combate e fiscalização”, explica Pierre Duquesne, diretor-geral da Astrium GEO-Information Services Brasil. “Por meio do acordo inédito firmado com a Elecnor Deimos, passamos a agregar ao nosso portfólio as imagens e produtos de valor agregado do DEIMOS-1, que se adapta perfeitamente às necessidades do Brasil, especialmente por suas grandes extensões agrícolas e florestais”, finaliza o executivo.

Acompanhe o Portal MundoGEO também no Twitter, Facebook e LinkedIn.