A iniciativa de utilizar o Google Map Maker para mapear uma cidade constitui uma contribuição voluntária ao processo de mapeamento colaborativo e cooperativo, sendo baseada no conhecimento que o mapeador tem de sua cidade e/ou do lugar pelo qual tem a sensação de pertencimento.

O primeiro passo é entrar no Google Map Maker (www.google.com/mapmaker) e fazer login na sua conta do Google. Clicar na opção Satélite e exibir a área de interesse para a qual deseja adicionar, modificar ou moderar mapas no Google Map Maker.

Para definir uma vizinhança, clicar em Edições da Comunidade e depois em Gerenciar Inscrições. Clicar em Adicionar uma vizinhança e digitar um nome para a vizinhança (por exemplo: Presidente Prudente). Escolher como deseja se inscrever (adotar a visualização atualmente mostrada na tela ou escolher um item a partir da lista suspensa). Digitar palavras-chave. Definir uma categoria a partir de uma extensa lista (por exemplo: Cidade/Aldeia). Clicar em Next (Próximo).

Escolher na lista suspensa o motivo de escolher essa área. Descrever o que essa vizinhança significa para você. Clicar em Próximo. Definir alertas para itens que foram adicionados/modificados e os que requerem aprovação. Clicar em Salvar. A área escolhida como vizinhança agora pode ser acessada mais facilmente e todas as alterações efetuadas pelos usuários serão comunicadas por email.

Leia a íntegra deste Passo a Passo sobre a utilização do Google Map Maker na edição 63 da revista InfoGEO. Conheça também as opções de assinaturas das revistas InfoGEO e InfoGNSS.

Acompanhe o Portal MundoGEO também no Twitter, Facebook e LinkedIn.