A GlobalGeo, empresa prestadora de serviços baseados em geotecnologias, anuncia a continuidade da comercialização das imagens obtidas com os sensores a bordo do satélite Alos.

Apesar do Alos (sigla para Advanced Land Observing Satellite) não estar mais em operação desde o dia 21 de abril deste ano, a GlobalGeo continua fornecendo as imagens deste satélite, adquiridas durante o período em que esteve em funcionamento.

Durante os meses de julho, agosto e setembro de 2011, a GlobalGeo promove uma campanha direcionada à utilização de imagens do satélites Alos – sensores Avnir, Prism e Palsar – em projetos de geotecnologias. Para obter mais informações, acesse o site da GlobalGeo.

Imagem Alos (GlobalGeo)
Amostra de uma imagem obtida com o satélite Alos (Imagem: GlobalGeo)

Sensores, imagens e aplicações

O sensor Avnir-2 (sigla para Advanced Visible and Near Infrared Radiometer type 2) é aplicado para cobertura terrestre precisa e opera nas regiões do visível e infravermelho próximo, com resolução espacial de 10 metros. Este sensor foi desenvolvido para mapeamentos temáticos em escalas de até 1:35.000, com ênfase em uso e cobertura do solo.

Já o sensor Prism (sigla para Panchromatic Remote-sensing Instrument for Stereo Mapping) é capaz de adquirir imagens em estereoscopia da superfície terrestre, operando na faixa de luz visível, com uma banda pancromática e resolução espacial de 2,5 metros, o que possibilita gerar Modelos Digitais de Superfície (MDS) com grande acurácia. O Prism fornece dados com alta acurácia para elaboração de modelos digitais de superfície compatíveis com a escala de 1:25.000.

Por sua vez, o Palsar é um sensor microondas ativo que opera na frequência da banda L, capaz de adquirir imagens diurnas ou noturnas e em qualquer condição atmosférica. Por ser um radar de abertura sintética (SAR, na sigla em inglês), o Palsar possui resolução espacial que varia de 6,25 a 100 metros, com opção de gerar imagens com as polarizações HH, VV, HV e VH.

As imagens são disponibilizadas, pela GlobalGeo, em formato CEOS ou GeoTIFF, Datum WGS 84 e Projeção UTM.

Alos

O satélite Alos foi lançado em 24 de janeiro de 2006 pela Japan Aerospace Exploration Agency (Jaxa), a partir do centro espacial de Tanegashima, Japão, e entrou na fase operacional de fornecimento de dados ao público em 24 de outubro do mesmo ano.

O programa japonês de sensoriamento remoto consiste de duas séries: a de satélites utilizados principalmente para monitoramento atmosférico e marinho, e a de veículos utilizados para observação terrestre. O ALOS apresenta avançada tecnologia de observação da Terra, sendo utilizado para cartografia, monitoramento de desastres e levantamento de recursos naturais.