O Gartner, grupo do setor de pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, discutirá as principais tendências da adoção de Cloud Computing e de Software como Serviço (SaaS, na sigla em inglês) durante a X Conferência Anual de Tecnologias Empresariais, que será realizada nos dias 16 e 17 de agosto, no Sheraton WTC, em São Paulo (SP).

A programação contará com 25 apresentações exclusivas sobre as principais tecnologias de aplicação corporativa, sendo que oito analistas internacionais discorrerão sobre os temas de interesse de CIOs, diretores de TI e outros profissionais seniores de TI e negócios. Na palestra de abertura do evento, será abordado o tema “Cenário para Computação em Nuvem: Separando Propaganda Enganosa da Realidade”.

A conferência promoverá, ainda, discussão sobre as diferenças arquitetônicas e financeiras dos modelos de SaaS dos fornecedores. Com a proposta de trazer esclarecimentos sobre estes temas aos participantes, o Gartner realizará sete apresentações sobre SaaS e computação em nuvem, abordando suas principais aplicabilidades no mercado corporativo.

SaaS deve crescer acima dos 20% em 2011

De acordo com levantamento recente do Gartner, o faturamento mundial de SaaS deve chegar a 12,1 bilhões de dólares até o final de 2011, um aumento de 20,7% em relação a 2010. O SaaS vai apresentar um crescimento saudável até 2015, quando o faturamento mundial deve chegar a 21,3 bilhões de dólares. O Gartner define esta tecnologia como software de propriedade, de entrega e gerenciado remotamente por um ou mais provedores.

As inscrições para a X Conferência Anual de Tecnologias Empresariais já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.gartner.com/br/ets, pelos telefones (11) 3074-9724 ou (11) 3073-0625 ou pelo e-mail brasil@gartner-la-events.com.