Foi instalada na Embrapa Monitoramento por Satélite, no início de julho, a estação de recepção de dados do projeto internacional DevCoCast, coordenado pela Comunidade Europeia. Uma equipe de pesquisadores e analistas já deu início aos trabalhos de seleção quanto ao tipo de dado e produto disponibilizado.

As primeiras atividades envolvem uma análise mais detalhada do volume de informações e a estruturação de um sistema mais amigável de acesso e manipulação. O enfoque será em dados e produtos já voltados para a pesquisa em agricultura e meio ambiente.

O chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Édson Bolfe, explica que a grande maioria dos produtos tem escala regional e nacional. Segundo ele, o acesso a esse tipo de informação vai favorecer, por exemplo, o desenvolvimento de métodos para o monitoramento agrícola, previsão de safras e estimativas de áreas de pastagens degradadas em todo o país.

Projeto DevCoCast

O projeto DevCoCast, estabelecido para e por países em desenvolvimento, é um sistema de difusão de informações ambientais que permite a distribuição de dados de satélites, produtos e serviços do Programa GEOSS (Global Earth Observation Systems of System). Coordenado pela Comunidade Européia, o projeto visa oferecer gratuitamente uma série de produtos de observação da Terra para países em desenvolvimento através da instalação de uma antena de recepção de baixo custo.

Outras instituições de pesquisa e universidades brasileiras também participam do projeto, como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que coordena as ações no Brasil, além de alcançar usuários de outros países da América do Sul e África.

Fonte: Embrapa

Acompanhe o Portal MundoGEO também no Twitter, Facebook e LinkedIn.