A Santiago&Cintra estará realizando, no próximo dia 17 de agosto, a partir das 20h, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), a segunda edição do projeto de divulgação científica FOCO.Santiago&Cintra. O objetivo do encontro é ampliar o conhecimento sobre a abrangência das ferramentas de geo no nosso cotidiano, segundo o idealizador do projeto Luiz Henrique Amoedo.“Queremos trazer as geotecnologias para o dia a dia das pessoas, mostrar a importância das mesmas na sociedade contemporânea”, explica.

Geotecnologias mudam relação das pessoas com espaço em que vivem?

Sem dúvida. É isso que Antonio Tommaselli, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), irá explicar em seu painel no FOCO. A capacidade de observar a Terra, através de plataformas aéreas e orbitais, alterou a forma como entendemos o espaço no qual habitamos.

Além disso, Tommaselli contará um pouco sobre o histórico da evolução das técnicas de observação e registro de informações do espaço, e também sobre o impacto disso na vida das pessoas.

Luiz Amoedo, proponente do FOCO.Santiago&Cintra, destaca também que o evento pretende mostrar todos os espaços os quais o geo pode ser inserido. Para isso, ele convidou Estevão Rizzo, biólogo que atua na área de marketing digital, e que irá explicar sobre a experiência vivida pelas pessoas com a chegada das redes sociais de geolocalização. “Ele discorrerá sobre os programas que unem geoposicionamento e redes sociais, como o Foursquare, que utilizam principalmente o telefone celular e com exemplos mostrará como esta tecnologia aplicada ao marketing afeta diretamente os hábitos de consumo e relacionamento, a vida cotidiana”, conta Amoedo.

“A grande contribuição da geolocalização para as redes sociais foi trazê-las para a questão que sempre foi tão forte em nossas relações, a proximidade física”, complementa Estevão.

Geotecnologias mudam relação das pessoas com espaço em que vivem.

O projeto “Nova Cartografia Social da Amazônia” será apresentado por José Carlos Vandresen, e é um exemplo de como as ferramentas de geo, em especial o GPS, mudaram a relação das pessoas com o espaço.

Da mesma maneira, Maria de Jesus, mais conhecida como Dona Dijé, que é quilombola e confirmará a assertiva acima. Ela também estará presente no evento e explicará como a experiência nas oficinas de cartografia, para o projeto, mudou a vida na comunidade onde vive.

Marque na agenda
Segunda etapa do Projeto FOCO. Santiago & Cintra
Data: 17/08/2011
Horário: 20h
Local: MAM – Museu de Arte Moderna
Parque do Ibirapuera, portão 3 – s/nº
São Paulo
Entrada: Gratuita

O Portal MundoGEO traz as últimas novidades no setor de geotecnologias. Acompanhe-nos também pelo Twitter.