Construção do satélite espanhol Paz

A Espanha irá por em órbita em 2014 o Ingenio, primeiro satélite espanhol óptico que será projetado para fazer 2,5 milhões de quilômetros quadrados de imagens por dia, cinco vezes a superfiícia do país. As imagens poderão ser utilizadas para vários fins, como mapeamento, planejamento urbano e gestão de desastres.

O satélite Ingenio, juntamente com o satélite Paz, irão permitir a observação total do país, levando a Espanha a ser o primeiro país europeu a ter um sistema duplo (óptico e radar) de observação, para utilização civil e militar.

O projeto é financiado pelo Ministério da Indústria e está sob a supervisão técnica da Agência Espacial Europeia. O investimento total é de 195 milhões de euros para o sistema completo, que inclui os segmentos aéreo terrestre.  A estimativa é que sejam gerados cerca de 600 novos empregos diretos e 200 indiretos na construção do satélite. Equipado com tecnologia óptica, este satélite de quase 800 quilos, será composto de dois módulos principais: uma plataforma ou módulo de serviço e carga útil ou instrumentos.

O satélite terá uma vida útil de sete anos, e irá orbitar a Terra a uma altitude de 668 km, dando 15 voltas por dia ao redor do planeta. O Ingenio, que ainda não possui um veículo lançador, representa um grande avanço para a Espanha em relação ao sensoriamento remoto e aquisição de imagens.

Acompanhe o Portal MundoGEO também no Twitter, Facebook e LinkedIn.