Evento aconteceu na última quarta-feira. Em breve acontecerão mais encontros sobre o tema

Devido à grande importância que os softwares livres ganharam no cenário atual, e sobretudo no mercado de geotecnologias, o Portal MundoGEO, em associação com o Capítulo da OpenSource Geospatial Foundation Brasil (OSGeo-BR), promoveu o seminário online “Painel de Softwares Livres da OSGeo”, na última quarta-feira (3/8) às 19h. Este webinar faz parte de uma série de eventos online sobre o tema, que serão lançados em breve.

Ao todo foram 406 participantes que estiveram online durante o seminário. Além disso, dezenas de pessoas acompanharam o evento em grupo, com grande número de interações através de perguntas, dicas e sugestões via chat. Os seminários online promovidos pelo Portal MundoGEO também contam com transmissão em tempo real pelo Twitter (@mundogeo). Neste webinar foram 54 tweets, 36 mentions e 28 re-tweets durante o período do evento, que teve 1h50 de duração. Todos os participantes que estiveram online durante o seminário receberão certificados digitais de participação.

O seminário online foi divido em três partes: novas funcionalidades e interfaces com o usuário do software i3Geo, com apresentação do geógrafo Edmar Moretti; Quantum GIS (QGIS) – Sistemas de informações geográficas livre, com a participação de Pablo Carreira, engenheiro agrônomo com oito anos de experiência em softwares open source; e PostGIS, gerenciador de banco de dados espacial para projetos de qualquer porte, com a presença do engenheiro Helton Uchoa.

Eduardo Freitas, mediador do evento e editor do Portal MundoGEO, ressalta o sucesso do webinar. “Este foi um dos melhores seminários online dos últimos tempos. Recebemos muitos elogios e mensagens de apoio, tanto pelo chat como pelo Twitter”, comemora Eduardo. O seminário online foi realizado às 19h, um horário alternativo, mas que gerou uma boa aceitação do público.”Estávamos receosos quanto a realizar o evento no fim do dia, porém como o webinar foi após o horário comercial, houve maior interação dos participantes e o nível de atenção também aumentou em relação aos seminários anteriores”, conclui.

De acordo com Pablo Carreira, engenheiro agrônomo e um dos palestrantes deste webinar, o assunto mais recorrente foi com relação aos softwares, se determinada ferramenta funcionava da mesma forma em um  software X, por exemplo. Os materiais em PDF e o vídeo das palestras estarão disponíveis em breve no endereço www.mundogeo.com/webinar. Além disso, será disponibilizado um documento, feito pelos palestrantes, com todas as perguntas que não puderam ser feitas e respondidas durante o webinar. O paper estará disponível na internet para todas as pessoas que quiserem consultá-lo.

Este webinar foi uma re-edição do evento presencial “Painel de Softwares Livres da OSGeo”, que aconteceu no dia 14 de junho, durante o MundoGEO#Connect 2011, em São Paulo.

Seminários Online MundoGEO

A série de seminários online MundoGEO foi projetada para fins educacionais e informativos, sobre tecnologia, cases e tendências no setor de geotecnologia. A metodologia de seminários a distância está alinhada às demandas globais por conteúdo profissional em um curto espaço de tempo, sem necessidade de deslocamentos, tanto dos palestrantes e mediadores como dos participantes.

O Portal MundoGEO oferece uma tecnologia com qualidade comprovada para a produção, promoção e realização de seminários online. Os webinars MundoGEO oferecem um meio simples e rápido para atualização profissional, colocando as empresas, instituições e os usuários em contato direto. Durante os webinars, os participantes podem interagir diretamente com os apresentadores, através de uma ferramenta de chat e áudio.