A nova rede social GeoConnectPeople, lançada no início desta semana, já ultrapassou 600 membros em apenas dois dias e continua crescendo rapidamente. Uma iniciativa inédita em todo o mundo, a rede é voltada a todos os usuários e interessados em tecnologias e aplicações das geotecnologias, que desejam trocar experiências, contatos e informações.

Apesar de ser um projeto de uma empresa brasileira, o GeoConnectPeople já demonstra seu alcance global, com membros da América Latina, Portugal, Espanha, Estados Unidos, França, Rússia, Coréia, Angola, Sudão, entre outros países. A opção pelos menus em inglês foi feita para que a rede seja uma plataforma global de compartilhamento de geoinformação. No entanto, os participantes são livres para escolher o idioma em que desejam postar os seus conteúdos.

GeoConnectPeople“Há meses estávamos trabalhando para o lançamento desta nova plataforma, mas a forte adesão da comunidade ao projeto está sendo surpreendente”, comenta Eduardo Freitas, criador e mediador do GeoConnectPeople. “Como o sistema é muito simples e intuitivo, os membros ingressam na rede e já começam a postar fotos, vídeos, tópicos no fórum, além de criar grupos de seu interesse”, comemora Eduardo.

Dentre os temas que estão sendo debatidos pela comunidade no GeoConnectPeople estão o geoprocessamento, mapas digitais, imagens de satélites, GPS, entre outros. A própria comunidade já criou grupos sobre assuntos específicos, como geografia, blogs de geo, software livre, Google Maps, modelagem ambiental, etc.. A lista completa de grupos encontra-se clicando aqui.

O GeoConnectPeople é totalmente integrado com outras redes sociais, como Twitter, Facebook e Google+. Para postar fotos, os membros podem usar suas próprias contas no Flickr. Além disso, existe a opção de inscrever-se na rede utilizando uma conta no Gmail, Yahoo, Twitter ou Facebook. O conteúdo postado no GeoconnectPeople também é facilmente compartilhado no MySpace, del.icio.us, StumbleUpon e Digg.