A Bentley Systems, empresa dedicada a fornecer soluções abrangentes de software para a infraestrutura sustentável, anunciou no início desta semana que a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp – Unidade de Negócio Leste) diminuiu as perdas de água em seu sistema de distribuição de Passagem Fundo com 272 km de extensão (Setores de Cidade Tiradentes e Santa Etelvina) em 57 por cento através da utilização do produto WaterCAD da Bentley para a modelagem e gestão da distribuição de água.

Isso ajudou a Sabesp a reduzir a sua produção mensal de água potável em 440 mil metros cúbicos – economizando para a concessionária US$ 170.000 dólares por mês. Além disso, as mudanças no sistema de água eliminaram a necessidade de duas estações elevatórias, reduzindo o consumo de energia da concessionária em cerca de 8.000 quilowatts-hora por mês.

Localizado no lado leste da Área Metropolitana de São Paulo, o sistema de Passagem Funda (Setores de Cidade Tiradentes e Santa Etelvina) distribui água para 240.000 moradores. Altas pressões, com diferenças topográficas de até 100 metros e ligações ilegais de serviço estavam contribuindo para as perdas de água de 880 litros por ligação de serviço por dia. O uso do software inovador da Bentley pela Sabesp ajudou a diminuir essas perdas para 376 litros por ligação de serviço por dia.

Durante o planejamento deste projeto de otimização do sistema de água, a Sabesp usou o WaterCAD para:

* identificar áreas de alta pressão no sistema,
* simular o impacto da implementação das válvulas redutoras de pressão nas áreas vizinhas,
* analisar os segmentos afetados pela construção em curso,
* estabelecer parâmetros operacionais ideais,
* identificar áreas com potencial de perda de água, a fim de detectar vazamentos subterrâneos invisíveis.

A Sabesp é responsável pelo fornecimento de água potável para 27,2 milhões de pessoas e pelo saneamento para 19,5 milhões de pessoas na Região Metropolitana de São Paulo. Hoje, as equipes de engenharia, planejamento e operações da concessionária na Unidade de Negócios do Leste está usando não apenas o WaterCAD, mas, também, o produto WaterGEMS da Bentley para modelagem e gestão da distribuição, o produto HAMMER para análise e o SewerCAD para projeto e análise de esgoto sanitário.

Conheça a nova rede social GeoConnectPeople.