A Astrium, empresa europeia do setor espacial, acaba de assinar um contrato com a Spatial Technology Limited, tornando-a responsável pelo fornecimento de informações geográficas precisas de monitoramento do movimento da superfície terrestre para a construção de um túnel com 3,5 km na ilha de Hong Kong.

O túnel faz parte do projeto Bypass Wan Chai, uma área com 4,5 km de rodovias ao longo da parte norte da ilha, que tem como objetivo melhorar as vias de transporte e reduzir o congestionamento na região. A Astrium GEO-Information Services irá utilizar dados dos satélites de radar TerraSAR-X e TanDEM-X, ambos desenvolvidos pela empresa, para fornecer informações com precisão milimétrica sobre o movimento da superfície antes e durante o processo de construção do túnel.

Esses dados são essenciais para assegurar que os riscos das escavações permaneçam reduzidos, além de possibilitar que as equipes de engenharia estejam continuamente informadas quanto ao impacto das obras subterrâneas, não apenas no local do túnel, mas também nas construções localizadas no entorno.

A Astrium opera uma constelação de satélites multiresolução com sensores ópticos (SPOT) e sensores por radar (TerraSAR-X, TanDEM-X), além de fornecer imagens de satélites de parceiros, como Formosat-2 e DEIMOS-1.

Conheça a nova rede social GeoConnectPeople.