A Concert Technologies lança a nova versão de seu software xOMNI com foco principal no setor energético, de gás e óleo. A nova plataforma permite total integração aos principais requisitos do conceito Smart Grid, possibilitando a sua aplicação também no setor de gás e óleo. O novo software xOMNI SG provê recursos de automatização e funções avançadas para centros de controle de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

O conceito de Smart Grid traz novos parâmetros ao processo de recuperação de receita na medida em que propicia a aquisição de um grande volume de dados de tempo real sobre a rede de distribuição, bem como mecanismos de tratamento destes dados e integração com sistemas corporativos de gestão.

O software SCADA xOMNI foi desenvolvido pela Concert para aplicações elétricas e Centros de Controle de Concessionárias de Utilidades. Centros com tecnologia xOMNI encontram-se nas principais concessionárias brasileiras, estimando-se que cerca de 25% dos brasileiros consomem energia de subestações controladas por centros de controle que utilizam  tecnologia da Concert.

O kernel do produto foi reprojetado na filosofia PDC (Producer-Distributor-Consumer) rodando em arquiteturas computacionais gerenciáveis de alto desempenho. Tal arranjo permite implementar todos os requisitos de uma solução de alta disponibilidade (High-Availability) tais como tolerância transparente a falhas (transparent failover), escalabilidade horizontal e vertical (horizontal and verticial escalability) e balanceamento de carga (load balancing).

A interface de usuário foi completamente reformulada de forma a propiciar uma experiência de usuário única. O novo visualizador do sistema, denominado xOMNI Maps, além de exibir telas do sistema xOMNI é capaz de  exibir informações gráficas provenientes de sistemas GIS amplamente utilizados no casdastramento de infraestruturas distribuídas como redes de energia, saneamento e gas. Outra característica do xOMNI Maps é a possibilidade de mashups com o Google maps e Street View, propiciando a visualização das redes controladas no contexto da cidade que elas servem.

Conheça a nova rede social GeoConnectPeople.