O Instituto Quadrilátero e o Comitê Gestor do Geopark Quadrilátero Ferrífero convidam a comunidade para a cerimônia oficial de lançamento do Programa e para a recepção aos auditores do Global Geoparks Network da Unesco, que será realizado em Belo Horizonte (MG).

As instituições fundadoras são a Universidade Federal de Minas Gerais, a Universidade Federal de Ouro Preto, a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, a Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais – CETEC, a CPRM – Serviço Geológico do Brasil, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, por meio do Polo de Excelência Mineral e Metalúrgico e a FAPEMIG.

Há cinco anos essas instituições vêm trabalhando associados para tornar o Geopark Quadrilátero um instrumento indutor da promoção e da valorização do patrimônio de história geológica e de cultura mineral da região, e de estratégias criativas para o desenvolvimento sustentável do território minerário, cujo perímetro circuda 23 minicípios e uma área de 6000 km² e população de 3,5 milhões de habitantes.

Para a UNESCO, criadora do conceito, o geoparque consiste em um território com limites definidos que apresente sítios geológicos de especial valor científico. Além da significância geológica, um geoparque deve apresentar também valores ecológicos, arqueológicos, históricos ou culturais inseridos em um processo de desenvolvimento sustentável que fomente projetos educacionais e de valorização do patrimônio cultural local.

O Geopark do Quadrilátero Ferrífero conta com sítios geológicos representativos da história geológica da região, associada à evolução global da Terra, e da história da mineração do ouro e do ferro no Brasil. A seleção dos sítios foi baseada nas recomendações do SIGEP (Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos). Alguns destes sítios possuem infra-estrutura turística e são abertos à visitação.

O evento começa as 9h e contará com apresentação de produtos, serviços, mesas redondas e outras atrações. Será realizado na Escola Guignard, em Belo Horizonte (MG).

+Info
contato@geoparkquadrilatero.org

Conheça a nova rede social GeoConnectPeople.