A Pitney Bowes Business Insight (PBBI) está lançando uma solução que auxilia instituições de segurança. Trata-se do MapInfo Crime Profiler, um serviço que possibilita o desenvolvimento de mapas, gráficos e tabelas para análises sobre suspeitos, por exemplo, além de auxiliar tomadas de decisões sobre ações e estratégias de segurança. O Crime Profiler também pode ajudar instituições financeiras e empresas seguradoras na análise e no combate de fraudes.

Recentemente, o especialista em segurança pública da PBBI, Ian Broadbent, esteve no Brasil para falar sobre o Crime Profiler. De acordo com Ian, o mapeamento de crimes vai mais além do que a marcação de pontos em um mapa. “O avanço das ferramentas de análise que usam a geocodificação e a location intelligence, em tempo real, ajudam a melhorar a qualidade dos serviços que os departamentos policiais prestam aos cidadãos em todo o mundo”, diz Broadbent. Ele ainda destaca que as ferramentas GIS desenvolvidas especialmente para a segurança podem ajudar nas análises de uma série de crimes emergentes.

Ian tanbém explica que, com as novas tecnologias, os  profissionais que trabalham com a prevenção e resolução de crimes gastam menos tempo nas pesquisas e análises. “Essas pessoas podem agora integrar as mesmas informações, ou mais, em frações de segundos, e assim poderão concentrar as energias na resolução dos problemas”, afirma.

O Brasil, por exemplo, encontra muitos probemas relacionados a segurança. Com a chegada da Copa do Mundo e as Olimpíadas, o corpo policial do país deve estar apto a gerenciar melhor essa área. Segundo Ian, São Paulo e o Rio de Janeiro merecem destaque para a implantação de sistemas de segurança.

Acompanhe a rede social GeoConnectPeople. Clique aqui e confira.