A Companhia de Saneamento do Tocantins (Saneatins) fechou um acordo com a Tecnomapas, para adquirir imagens do satélite SPOT5, da Astrium, e que irá auxiliar o órgão em um projeto de compensação ambiental.

O termo irá atender ações de vários projetos sócio-ambientais, que já estão em andamento, em Palmas, e que dependem da aquisição de imagens de satélite, com 2,5 metros de resolução. A partir disso, será feito um levantamento cadastral das propriedades rurais que se situam às margens dos tributários dos Lago da UHL. Por isso, o objetivo é promover a adequação ambiental e um planejamento da paisagem no entorno dos principais rios.

A segunda etapa do projeto consiste na elaboração de um estudo técnico, pela ONG The Nature Conservancy (TNC), para um diagnóstico dessas áreas de comparação com a malha topográfica local.O levantamento será disponibilizado tanto para o Ministério Público do Estado do Tocantins quanto para a Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

Por fim, a última etapa do projeto de compensação ambiental prevê a elaboração de campanhas de conscientização, que serão implementadas junto às comunidades locais.

Conheça a rede social GeoConnectPeople.