Acontecerá no próximo dia 27 de setembro o encontro Geotecnologias na Gestão Pública – Meeting 2011 (GGP 2011). O evento, com inscrições gratuitas, será realizado no campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

O objetivo deste evento é construir um espaço privilegiado para a troca de experiências entre os entes públicos federais, estaduais e municipais, onde gestores e técnicos, nas áreas de segurança, meio ambiente, saúde, desastres naturais, planejamento público, etc., poderão debater seus projetos, ideias, avanços e desafios no uso das informações geográficas na gestão de suas respectivas áreas.

“Hoje é imprescindível para a gestão pública o uso de dados e análises referenciadas sobre o espaço. Para isto, lançamos mão de geotecnologias, tais como mapas interativos, sistemas de posicionamento global, satélites com sensores remotos, entre outros”, comenta José Augusto Sapienza Ramos, um dos organizadores do GGP 2011.

Segundo outro organizador, o professor Rui Alberto Azevedo dos Santos, “a governança pública hoje faz do planejamento estratégico o vetor primordial para a gestão e desenvolvimento, onde o uso das geotecnologias tem papel preponderante”. O professor ainda completa que “esta iniciativa nasceu da grande demanda que temos tido, por parte de vários setores públicos, para capacitar seus profissionais nessas tecnologias”.

O GGP 2011 está dividido em três partes. A primeira contará com representantes de entidades públicas de referência nas esferas federal, estadual e municipal, que irão apresentar iniciativas de seus setores para uma melhor gestão da geoinformação. Na segunda parte serão apresentados cases de áreas específicas, como desastres naturais, meio-ambiente, saúde e segurança. Por último, abre-se uma mesa redonda com o tema “Integração das Geoinformações no Serviço Público – Tendências e Desafios”.

Dentre os palestrantes confirmados para o evento estão Hesley Py, coordenador do Comitê de Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde); Márcio Garcia, Superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro; e Marcos Antônio Santos, coordenador da Coordenadoria de Informações Geoespaciais da Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (CIGEO/CEPERJ). Clique aqui para ver a programação completa.

O evento é organizado pelo Laboratório de Geotecnologias (LABGIS/UERJ). As inscrições já estão abertas e são gratuitas, porém as vagas são limitadas. Todo o GGP 2011 contará com transmissão ao vivo pela web. “Queremos atingir o maior número possível de pessoas presencialmente e pela web como, por exemplo, em prefeituras do interior do Rio de Janeiro”, explica José Augusto.

A MundoGEO apoia o GGP 2011 e também transmitirá parte do evento ao público via webinar.

Conheça a nova rede social GeoConnectPeople.