A rede social GeoConnectPeople (http://geoconnectpeople.org), especializada na divulgação e compartilhamento de geoinformação, está crescendo rapidamente. A cada dia, mais e mais usuários acessam a rede, para trocar ideias, encontrar profissionais e discutir diversos assuntos ligados ao setor. Em um mês, a GeoconnectPeople alcançou mais de 2 mil membros e 70 grupos. Geoprocessamento, ArcGIS-Brasil, Cartography e Geografia são os grupos com maior número de participantes.

A criação de grupos é aberta na rede GeoconnectPeople, e qualquer pessoa conectada à rede pode gerenciar uma comunidade, para discutir assuntos técnicos, tendências do mercado, legislações ou padrões de dados geoespaciais. Cerca de 85% dos membros do GeoConnectPeople são da América Latina, com destaque para Argentina, Brasil, Colômbia, México e Venezuela.

Para Emerson Granemann, diretor e publisher do Grupo MundoGEO, “ a formação de redes pode ajudar muito a comunidade internacional a se conhecer e trocar experiências. A globalização está atingindo todos os setores e o mercado de soluções geoespaciais não é exceção”. De acordo com ele, ainda, as redes sociais propiciam um local de encontro facilitado para as pessoas. “É importante que a comunidade se encontre em espaços físicos, como em eventos e cursos presenciais, mas também os espaços virtuais podem vencer barreiras de dificuldades de viagens e falta de tempo, além de permitir a rápida disseminação das informações”, ressalta.

Inédita no mundo com este formato, a rede GeoConnectPeople é voltada a todos os usuários de geoinformação que desejam trocar experiências, contatos e informações sobre aplicações e ferramentas ligadas ao setor, como geoprocessamento, Sistemas de Informações Geográficas (SIG), cartografia, agrimensura, fotogrametria, observação da Terra, geodésia, Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS), Serviços baseados em localização (LBS), Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE), etc..

Além disso, a rede social GeoConnectPeople é totalmente integrada com outras redes mais genéricas, como Twitter, Facebook e Google+. Para postar fotos, os membros podem usar suas próprias contas no Flickr. Além disso, existe a opção de inscrever-se na rede utilizando uma conta no Gmail, Yahoo, Twitter ou Facebook. O conteúdo postado no GeoconnectPeople também é facilmente compartilhado no MySpace, del.icio.us, StumbleUpon e Digg.

A opção pelos menus em inglês tem o objetivo de tornar o GeoConnectPeople global, mesmo que dentro dos grupos sejam abordados assuntos locais. “Os membros que desejam criar grupos dentro da rede podem optar por um idioma específico”, afirma Eduardo Freitas, mediador da rede. “A opção pela ‘estrutura’ em inglês se mostrou acertada, pois possibilita a interação entre pessoas das mais diversas culturas”, complementa.