O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística irá lançar amanhã, 19 de outubro, às 10h, o Atlas de Saneamento 2011. Haverá entrevista coletiva no auditório do IBGE  (av. Chile, 500, 2º andar, Rio de Janeiro).

Com base nas informações da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB) 2008, o Atlas de Saneamento 2011 aborda a abrangência, qualidade e eficiência dos serviços de saneamento (abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta de lixo) e sua relação com o meio ambiente e a saúde, apresentando dados para o Brasil, as unidades da federação e as regiões metropolitanas.

A publicação aponta, por exemplo, a quantidade de água que se perde em função de vazamentos, o percentual de municípios que não possuem formas de conter a água das chuvas e o número de cidades que não adotaram uma destinação final adequada ao lixo, entre outras informações.

Todas as informações referentes à publicação, incluindo o informativo para a imprensa e o material de apoio, estarão disponíveis na sala de imprensa do IBGE, a partir das 10h desta quarta-feira.

Segundo o IBGE, o Atlas revela que, apesar de persistirem diferenças regionais marcantes na abrangência municipal dos serviços de esgotamento sanitário, de abastecimento de água, de manejo de águas pluviais e de resíduos sólidos, entre 2000 e 2008 houve um avanço no número de municípios cobertos pelo saneamento básico em todas as regiões do Brasil.

Clique aqui para acessar o Atlas que já foi disponibilizado pelo IBGE.

Conheça a nova rede social GeoConnectPeople.