O Portal MundoGEO , juntamente com as principais empresas do setor de automação topográfica, está promovendo o seminário “Geomática nas Obras de Engenharia e Infraestrutura”, que acontece no próximo dia 27 de outubro no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

O setor está aquecido, pois o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) prevê uma injeção de mais de 200 bilhões de reais, até 2014, com destaque nos segmentos de ferrovias, rodovias, portos e aeroportos.

Com o objetivo de reunir profissionais que estão diretamente ligados ao setor de infraestrutura e que trabalham com ferramentas de automação topográfica, o evento “Geomática nas Obras de Engenharia e Infraestrutura” contará com vários painéis, para discutir as novidades na área, além de promover a troca de ideias entre especialistas e usuários.

O primeiro painel do dia, “Compare as estações robóticas e medições sem prisma com as tecnologias tradicionais de levantamentos”, irá apresentar a evolução tecnológica das estações robóticas. Segundo Diogo Nava Martins, engenheiro da Topcon, empresa representada pela Santiago & Cintra no Brasil, um dos maiores avanços na área de automação topográfica aconteceu com os equipamentos eletrônicos, em especial a estação total, pois permitia a interação desses instrumentos com os computadores pessoais.

“A introdução de sistemas operacionais com interface Windows e a capacidade de conexão sem fio trazem novos horizontes. A conectividade das equipes de campo com o escritório e a capacidade de envio e recebimento remotos de dados, em tempo real, acelera ainda mais os processos topográficos, reduzindo os prazos de execução, medições de trabalhos executados, atualizações de projetos, etc.”, conta Diogo.

Além dos avanços relacionados às estações robóticas, há os sistemas GPS RTK, que incluem todos os atributos mais a automação, ou seja, a possibilidade de se trabalhar remotamente, muitas vezes ultrapassando a topografia convencional para passar o controle ao profissional agrimensor, aumentando a produtividade e a qualidade do trabalho, como explica Kleber de São José, diretor comercial da Furtado & Schmidt, que estará presente na palestra “Quando e porque vale a pena investir na tecnologia GPS RTK”.

O evento também irá esclarecer como é feita a coleta e o processamento de nuvens de pontos obtidos por lasers scanners fixos e móveis.O painel “O escaneamento terrestre será o futuro da topografia?” irá trazer estudos de especialistas sobre as vantagens do mapeamento através de nuvens de pontos 3D e exemplos de resultados que mostram a relação custo benefício do uso deste tipo de tecnologia.

Este seminário está sob a coordenação e mediação de Eduardo Freitas, editor do Portal MundoGEO e das Revistas InfoGEO e InfoGNSS.

As principais empresas do setor de geotecnologias já confirmaram apoio ao seminário. O patrocínio é da Santiago & Cintra Geo-Tecnologias, da Furtado Schimidt e da Alezi Teodolini.

O evento ainda conta com apoio da Associação Brasileira de Engenheiros Cartógrafos – Regional São Paulo (ABEC-SP), do Instituto Geodireito, do UOL, da Oficina de Textos, do Portal Topografia, da Associação Profissional dos Engenheiros Agrimensores do Estado de São Paulo (APEAESP), da Associação Profissional dos Geógrafos no Estado de São Paulo (APROGEO-SP) e do Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (SINAENCO).

Serviço
Seminário: Geomática nas Obras de Engenharia e Infraestrutura
Dia 27 de outubro
Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Clique aqui para ver a localização no mapa.
As inscrições podem ser feitas pelo hotsite ou no local do evento.
Mais Informações: (41) 3338-7789 ou (11) 4063-8848. De 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h.
Ou ainda, você pode enviar um e-mail para seminario@mundogeo.com.

Conheça a rede social GeoConnectPeople.