Os 12 Creas cujas capitais receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014 realizam ações de fiscalização durante os próximos dias, até o dia 4 de novembro. Trata-se do Plano de Ação nacional de fiscalização em empreendimentos relacionados à Copa do Mundo, que foi elaborado e aprovado no início deste mês, durante reunião do projeto Fiscalização do Exercício Profissional, do Confea, com participação dos gerentes de fiscalização dos 12 Creas.

De acordo com o Plano de Ação, a prioridade é verificar Anotações de Responsabilidade Técnica, registro de profissionais e empresas e registro de profissionais estrangeiros que estejam envolvidos com as obras. No entanto, os representantes do Creas elaboraram um check list de fiscalização que deverão ser utilizados pelos fiscais durante as visitas aos grandes empreendimentos relacionados à copa, como rodovias, arenas, portos, etc. Para os aeroportos há um check list específico.

Obras de reforma e ampliação do terminal do aeroporto internacional do Galeão; obras de construção de vias expressas denominadas na Zona Sul do Rio de Janeiro; obras de construção de viaduto de ligação entre o estádio do “Engenhão” ao bairro Abolição; obras de urbanização do entorno do Maracanã; e obras de revitalização da zona portuária da capital fluminense. Essas são as obras a serem vistoriadas pelo Crea-RJ até o dia 4/11. O Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, já recebeu a equipe de fiscalização na última segunda-feira (24/10).

Na próxima terça-feira, dia 1º/11, as obras do Estádio Arena das Dunas, em Natal, recebe a equipe de fiscalização do Crea-RN. De acordo com informações do Conselho Regional, o estádio Machadinho está demolido e a arquibancada do estádio Machadão foi demolida.  A assessoria do órgão informa, ainda, que o Crea-RN possui equipe fixa acompanha todas ações empreendidas na construção do novo estádio.

Nesta quarta-feira, o Crea-DF realiza vistoria nas obras do Estádio Nacional de Brasília e, na quinta-feira, 27/10, será a vez de o “Mineirão”, ou Estádio Governador Magalhães Pinto, em Belo Horizonte, receber a equipe de fiscalização do Crea-MG.

Geomática em grandes obras da engenharia

O uso de ferramentas da geotecnologia vêm se tornando cada vez mais importante, em obras de pequeno a grande porte, como é o caso de todas as obras relacionadas com a Copa de 2011. Para apresentar e debater tendências na área de automação topográfica aplicada as grandes obras de engenharia e infraestrutura, o MundoGEO irá realizar, no próximo dia 27 de outubro, um seminário em São Paulo (SP).

Em crescimento constante, o setor de engenharia deverá ver uma injeção de mais de 200 bilhões de reais, até 2014, com destaque nos segmentos de ferrovias, rodovias, portos e aeroportos. O seminário ainda conta com o apoio e patrocínio de grandes associações e empresas do setor.

Para saber mais, acesse o hotsite do seminário que ocorre na próxima quinta-feira, no centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.