ION GNSS ocorreu no Oregon Convention Center

O Projeto Encore apresentou durante o ION GNSS, encontro técnico sobre tecnologias GNSS, realizado de 20 a 23 de setembro em Portland, nos Estados Unidos, o documento “The Accuracy Potential of Galileo E5/E1 Pseudoranges for Surveying and Mapping“, e foi considerada uma das melhores apresentações do evento, garantindo assim o prêmio nesta categoria.

O prêmio foi concedido pela Sessão de Geodésia e Agrimensura, sediada na Universidade do Texas. O principal critério de seleção da melhor apresentação foi o conteúdo técnico e inovação. Esta publicação descreve o potencial dos novos  sinais GPS e Galileo para o mapeamento de áreas abertas em condições de recepção ideal (cenários a céu aberto) e inferior (como ampla cobertura de árvoresa).

Mais especificamente, o documento analisa as principais características dos sinais E5 Galileo Galileo E5 AltBOC and E1 MBOC, descrevendo a estratégia de simulação, modelos e algoritmos para gerar sinais E5 e E1 além da estratégia de modelagem da ionosfera, modelos e algoritmos para que o ruído das medições E1 não contaminem da E5 (como seria o caso da combinação da dupla freqüência ionosférica-livre). Também discute e apresenta resultados esperados de posicionamento e de precisão e os benefícios da combinação dos pseudo-sinais GPS L1/L5 e E1/E5 Galileo e a estratégias para o processamento de dados integrados.

A equipe do Encore também apresentou o documento “ENCORE: Enhanced Galileo Code Receiver for Surveying Applications”, descrevendo o desenvolvimento de receptores de grande precisão com menor custo.