Exemplo de modelagem 3D do CityEngine

Já está disponível a versão 2011 do CityEngine, o software para criação de conteúdo 3D da Esri. Novas funcionalidades incluem suporte para dados georreferenciados e uma interface de usuário aprimorada.

O CityEngine é um software especializado em modelagem 3D de cidades para planejamento urbano, arquitetura, defesa, simulação, desenvolvimento de jogos e produção cinematográfica. Permite a criação rápida de cidades em 3D a partir de dados 2D, além de modelagem e design eficientes ambientes virtuais urbanos em 3D.

A nova versão facilita o de sistemas de informação geográfica (GIS) na criação de modelos geográficos precisos para  desenho urbano, modelos de reconstituição histórica e ainda modelos realistas de cidades reais. Ele agora inclui suporte para dados georreferenciados como Arquivo Geodatabase da Esri (GDB) e KML. A interface do usuário foi muito aprimorada para facilitar o uso da função drag-and-drop, para importação de dados e características.

Novas funções da versão 2011 incluem a introdução de estilos para modelagem de edifícios, ferramentas de edição intuitivas de ruas, subdivisão automática de blocos em lotes, aperfeiçoamentos 3d como reflexões e oclusão de ambiente, entre outras.

Com o lançamento do CityEngine 2011, a Esri apresenta opções de aquisição Básico e Avançado. Todos os clientes atuais  que possuem assinatura, serão automaticamente migrados para uma destas licenças. O software está disponível para Windows, Mac, e Linux.