Uma equipe da Embrapa Monitoramento por Satélite, sediada em Campinas (SP) partiu em viagem na última quinta-feira (27/10) para participar do Rally da Pecuária 2011, expedição técnica que avaliará, in loco, a pecuária bovina de corte e a qualidade das pastagens no Brasil. A expedição, segunda do gênero, é inspirada nas oito edições já realizadas pelo Rally da Safra e percorrerá no total cerca de 22 mil quilômetros, passando por nove estados brasileiros, onde estão 75% do rebanho bovino e 85% da produção de carne no país.

A Embrapa Monitoramento por Satélite é uma das instituições que apóiam o Rally da Pecuária, que tem coordenação das consultorias Agroconsult e Bigma e apoio do Banco do Brasil, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), além de diversas empresas do setor. Iniciado em setembro, o Rally da Pecuária já passou pelo Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Pará, Rondônia e Mato Grosso.

O grupo da Embrapa, formado por pesquisadores e analistas, vai se juntar à expedição na cidade de Campo Grande (MS), que nesta etapa passará por Bonito e Dourados (MS), Umuarama e Londrina (PR). Serão realizadas medições e coleta de informações para dois projetos de pesquisa, GeoDegrade e GeoRastro, que tem como tema a rastreabilidade animal e a identificação e monitoramento de pastagens degradadas. Os dados de campo servirão para calibrar e validar os resultados obtidos a partir da análise das séries temporais de imagens de satélites, utilizadas para caracterizar os níveis de degradação dos pastos. Também serão levantados subsídios, junto às fazendas visitadas, para geração de um sistema de geodecisão para a gestão da produção extensiva de bovinos de corte.

Para o pesquisador e Chefe de P&D da Embrapa Monitoramento por Satélite, Édson Bolfe, a participação na expedição, junto com instituições de pesquisa, agentes financeiros e empresas, se reveste de grande significado técnico-científico. “Essa atividade em parceria aborda diferentes olhares sobre o setor da pecuária, que é de grande importância sócio-econômica para o Brasil”.

O Rally da Pecuária termina em 11 de novembro e como resultado apresentará uma base de dados pública sobre as condições de pasto e do gado de corte nacional. O objetivo é contribuir para melhorar a base estatística da pecuária no país, com indicadores zootécnicos e da qualidade das pastagens, que são fundamentais para a sustentabilidade da atividade.