Em abril deste ano o Google atualizou os Termos de Serviço de API do Maps, anunciando que seria introduzido um limite para o uso da API do Google Maps, a partir de 1º de outubro. Assim, a partir de agora o Google possui termos um pouco mais restritivos.

Os limites instituidos para o uso da API do Maps se encontram documentados no Maps API FAQ. No entanto nenhum website que extrapole estes limites irá parar de funcionar imediatamente. De acordo com o Google, os usuários necessitam de tempo para avaliar se serão afetados pela mudança e como poderão reagir.

Agora o serviço possui um limite diário, em websites públicos de livre acesso, de 25.000 pageviews da API do Google Maps.

Opções

O Google divulgou três medidas que poderão ser adotadas por sites que excederem os limites de uso: Reduzir o uso para abaixo dos limites, optar por pagar o excesso de acordo com os termos, ou ainda adquirir uma Licença Maps API Premier.

Ainda está sendo disponibilizado um serviço temporário de rastreamento de uso dentro do Google APIs Console, dentro do qual o usuário poderá optar pagar o excesso de uso habilitando o faturamento dentro do APIs Console project, através de cartão de crédito, partir do início de 2012.

Maps API Premier

Em site mais populares e com mais acessos, esta pode ser uma opção mais efetiva. Contendo mais benefícios, como suporte técnico, estabelecimento de preço fixo anual, sem limitação diários, etc.

O Google informou que a necessidade destas cobranças vem do aumento no uso da API e garante que o uso da API do Maps não será cobrado por pelo menos 30 dias, e servirá para o que funcionamento normal do serviço continue no futuro.