O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) anuncia que estão abertas as inscrições para uma vaga de pesquisador, com bolsa de Pós-Doutorado de 2 anos, para desenvolver pesquisa junto ao grupo de Radar em Geociências do Instituto, em São José dos Campos (SP).

A pesquisa é parte de uma investigação que enfoca o uso da Interferometria Diferencial com dados TerraSAR-X (TSX-1) para medidas de deformação superficial na mina à céu aberto de N4, na Província Mineral de Carajás, estado do Pará. A vaga requer candidatos com título de doutor em Cartografia, com experiência em tratamento geral e análise estatística de dados de Radar de Abertura Sintética (SAR) orbital em aplicações geoambientais, particularmente na região amazônica brasileira.

Projeto

O projeto, de título “Detecção e Monitoramento de Estabilidade de Taludes e Deformações Superficiais em Mina a Céu Aberto através de Técnicas Avançadas de Interferometria Diferencial de Radar: uma Avaliação na Mina de Ferro N4 (Carajás) Utilizando Dados do Satélite TerraSAR-X”, foi aprovado no Edital FAPESP-Vale e tem como pesquisador principal o Dr. Waldir Renato Paradella, Pesquisador Titular do INPE e CNPq.

O trabalho de pesquisa consistirá em desenvolver capacitação no processamento interferométrico de dados TSX-1 com uso do software Gamma Remote Sensing, com ênfase na abordagem PSI (Permanent Scatterer Interferometry); compatibilizar espacialmente medidas de deslocamento de superfície fornecidas por métodos geotécnicos convencionais (níveis, prismas, estação total, etc.) e as fornecidas pela interferometria orbital TSX-1; e participar das atividades de validação estatística entre os dois conjuntos de dados de medidas de deformação no terreno.

Como o projeto 10/51267-9 será desenvolvido com enfoque na área de N4 em Carajás (Pará), uma experiência prévia em trabalhos de campo na Amazônia é  requisito importante no processo de seleção.  O valor da Bolsa PD é de R$ 5.333,40 mensais, sem dedução, e com reserva técnica de 15% do valor anual da Bolsa.

Como participar

Os interessados em participar do processo de seleção devem devem enviar carta de manifestação de motivação/interesse, curriculum vitae e duas cartas de recomendação, todos documentos no formato PDF, ao Dr. Waldir Renato Paradella (waldir@ltid.inpe.br), até o dia 30 de novembro de 2011.