SKYNAV-BR

A empresa brasileira Lastra Avionics está apresentando ao mercado nacional uma nova central de navegação produzida no Brasil, que promete redefinir o papel do GPS no ‘cockpit’ das aeronaves leves, esportivas e/ou experimentais.

O sistema de transferência de dados via 3g e também 4g (ainda não implantada no Brasil) permite que fique conectado à rede, fornecendo em tempo real mapas meteorológicos, METAR, NOTAM, tráfego aéreo e a troca de informações entre pilotos sobre condições e abastecimento nos aeródromos. O Brasil está coberto por 17 radares doppler, que fornecem informações sobre precipitação atmosférica a cada 15 minutos, deixando os dados disponíveis na internet. O mostra então o radar meteorológico da região sobrevoada e também de um determinado aeroporto para consulta.

O SKYNAV-BR possui cinco tipos de mapas detalhados com informações fornecidas pelo IBGE, e todas as cartas WAC – World Aeronautical Charts e de corredores visuais existentes no Brasil, georeferenciadas, além de um banco de dados com informações detalhadas sobre todos os aeroportos brasileiros como, pistas, frequencias, cartas de aproximação, cartas de aeródromo, fotos e informações sobre abastecimento.

Com seu firmware desenvolvido no Brasil pela Lastra Avionic’s e escrito em português, o aparelho é o único GPS genuinamente brasileiro.