A Astrium GEO-Information Services e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) acabam de lançar um portal dedicado ao fornecimento de imagens de satélite das florestas na Bacia do Congo. O portal, entregue às organizações que trabalham para conservar o meio ambiente na região, conta com mais de 600 imagens provenientes do satélite francês SPOT.

Ao comparar dados de arquivo com as novas imagens, será possível acompanhar as mudanças na cobertura florestal da Bacia do Congo. Gestores, instituições públicas e ONGs que trabalham com a governança florestal sustentável na região poderão fazer uso das imagens do satélite SPOT, acompanhadas de serviços de valor agregado, para monitorar  o uso da terra – ponto considerado crucial para a gestão sustentável das florestas na África Central.

Os dados também serão fundamentais para medir a eficácia das estratégias de combate às mudanças climáticas e definir planos de ação como parte do programa REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação florestal).

O financiamento do portal está sendo conduzido pela Astrium e pela AFD como parte de uma iniciativa para proteger as florestas da Bacia do Congo utilizando tecnologias espaciais, chamada Planet Action, que já beneficiou mais de 350 projetos comprometidos com a conservação do meio ambiente. Por meio da doação de imagens de satélite, Planet Action auxilia instituições, centros de pesquisa, organizações não-governamentais e universidades a monitorarem as mudanças climáticas em suas respectivas áreas de atuação.

Confira o portal de observação espacial das florestas da Bacia do Congo.