No dia 13 de dezembro será realizada a palestra “A Iniciativa da ONU para o Gerenciamento Global da Informação Geoespacial – GGIM”, a ser apresentada no Auditório do IBGE, no centro do Rio de Janeiro (RJ).

A palestra abordará as atividades que têm sido realizadas no âmbito da ONU, com a ativa participação do Brasil, no sentido da implantação desta iniciativa. Também serão relatados os temas tratados no 1º Fórum de Alto Nível da ONU sobre o assunto, ocorrido no mês passado, em Seul, na Coréia do Sul.

Iniciativa global

Trata-se de uma iniciativa de interesse nacional, multiinstitucional e multidisciplinar, que surgiu da percepção de que o rápido desenvolvimento das geotecnologias, tais como imagens digitais aéreas e por satélites, GNSS e SIG, tem contribuído para um uso mais amplo da informação geoespacial (IG). Estas ferramentas facilitam a coleta e a análise de dados, propiciando o compartilhamento e disseminação de informações tendo como base a componente espacial.

Neste cenário, inexistia um fórum para coordenação e dialogo entre nações, com o objetivo de propor diretrizes visando à promoção de princípios, métodos, mecanismos e padrões comuns para o adequado gerenciamento da IG. Em julho de 2011 o Conselho Econômico e Social da ONU estabeleceu o Comitê de Especialistas em Gerenciamento Global da Informação Geoespacial -UNCE-GGIM como o mecanismo de consulta oficial da ONU sobre o assunto.

Neste seminário serão apresentadas as ações da ONU para a criação do UNCE-GGIM e o envolvimento do Brasil nesta iniciativa. Na ocasião também será relatada a participação dos palestrantes na reunião de instalação do UNCE-GGIM e nos demais eventos ocorridos no Primeiro Fórum de Alto Nível da ONU sobre Gerenciamento Global da Informação Geoespacial, em outubro de 2011, em Seul. Finalmente serão discutidos os impactos nas atividades conduzidas nas Américas e no Brasil.

Os palestrantes serão Luiz Paulo Souto Fortes e Valéria Oliveira Henrique de Araújo. O evento vai ocorrer às 15h00, no Auditório do IBGE – Av. República do Chile, 500 – 2º andar, Centro do Rio de Janeiro.