O Departamento de Cartografia da FCT/UNESP visando expandir seu relacionamento internacional recebeu a visita do Dr. Johannes Boehm da Universidade Técnica de Viena.

Dr. Boehm ficou em Presidente Prudente (SP) de 15 a 26 de novembro e ministrou um curso para um grupo de alunos do programa de pós-graduação em Ciências Cartográficas (PPGCC), além de uma palestra para os interessados  no dia 18 de novembro.

O visitante é especialista em VLBI (Very Long Baseline Interferometry), uma técnica da Geodésia Espacial que usa os Quasars (Quase Stelar Objects), localizados a bilhões de anos luz da Terra, os quais são utilizados para determinar a orientação da Terra no espaço.

Ilustração da utilização do VLBI

VLBI é a tecnologia mais acurada à disposição da geodésia e que provou, a partir de observações, a teoria da tectônica de placas. Em acordo assinado pelo grupo da UNESP com o grupo de Viena, a FCT/UNESP passou a ter acesso ao software VieVS (Vienna VLBI software), e poderá iniciar a desenvolver pesquisas nesta área, assunto que até o momento era apresentado aos alunos apenas teoricamente. Dessa forma, a UNESP, em especial o Departamento de Cartografia, pretende se destacar cada vez mais na comunidade geodésica internacional.