Pelo segundo ano consecutivo, os portais MundoGEO e InfoGPS apoiam uma das premiações mais importantes para o cenário global de geolocalização, a Competição Europeia de Navegação por Satélite 2011 (European Satellite Navigation Competition – ESNC), levando a bandeira do Brasil para o evento internacional.

Este ano, o Brasil contou com vários projetos inscritos na ESNC, dos quais apenas um deles levou o prêmio regional, sendo escolhido por um time de especialistas na tecnologia e no mercado de navegação. O projeto vencedor foi o GeoCap, sistema para uso em computadores de mão ou smartphones, desenvolvido para dar suporte a acidentes com cargas perigosas.

Representante do GeoCap recebendo o prêmio

O GeoCap funciona da seguinte maneira: através da combinação das coordenadas geográficas do ponto de um acidente com cargas perigosas,  definidas pelo GPS, o sistema permite determinar as sub-bacias afetadas por um derrame de produtos que gerem algum tipo de ameaça.  Dessa forma, combinando as sub-bacias com a posição das captações de água, são informadas aquelas com risco de contaminação pelo acidente, bem como a  lista de contatos a serem avisados do risco. Além disso, o GeoCap fornece informações sobre produtos perigosos, conforme a tabela da Organização das Nações Unidas (ONU) e a consulta ao guia de procedimentos.

Para aprofundar o conhecimento e mostrar as aplicações do sistema GeoCap, os portais MundoGEO e InfoGPS realizam o seminário online gratuito “GeoCap: Sistema Gerenciamento de Acidentes com Cargas Perigosas”, no dia 13 de dezembro, das 11h às 12h, no horário de Brasília.

Este webinar é indicado para gestores envolvidos na defesa civil, transporte de produtos perigosos, logística e SIG móvel, além de bombeiros, policiais, operadores de rodovias e agentes dos órgãos ambientais e de administração de recursos hídricos.

A apresentação deste webinar ficará por conta de Fábio Rodrigo de Oliveira, tecnológo em processamento de dados, cursando mestrado na Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita (Unesp), de Botucatu, com cursos de formação em geoprocessamento, software livre e sensoriamento remoto; e Arlei Benedito Macedo, geólogo, doutor e livre-docente em geociências no Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP).

Neste seminário online, os participantes poderão interagir com os apresentadores através do chat. Além disso, serão enviados certificados digitais de participação a todos que estiverem online nesta sessão.

Competição Europeia de Navegação por Satélite

A ESNC, também conhecida como “Galileo Masters”, é um evento que visa premiar as melhores ideias na área de navegação por satélite, utilizando todos os tipos de sistemas disponíveis ou em andamento: o norte-americano GPS, o russo Glonass, o chinês Compass e o europeu Galileo. As soluções desenvolvidas por empresas, universidades e outras instituições – além de projetos individuais ou em grupo – podem fazer parte da competição. Este ano, a ESNC teve a participação de mais de 500 trabalhos, provenientes de mais de 20 países.

Cerimônia de premiação do ESNC 2011

Serviço

Webinar: GeoCap: Sistema de Gerenciamento de Acidentes com Cargas Perigosas
Data: 13 de dezembro (terça-feira), 11h às 12h (horário de Brasília BRST / UTC -2h)
Inscrições: Gratuitas. Clique aqui para garantir uma vaga.

Seminários Online MundoGEO

A série de seminários online MundoGEO foi projetada para fins educacionais e informativos, sobre tecnologia, cases e tendências no setor de geotecnologia. A metodologia de seminários a distância está alinhada às demandas globais por conteúdo profissional em um curto espaço de tempo, sem necessidade de deslocamentos, tanto dos palestrantes e mediadores como dos participantes.

O MundoGEO oferece uma tecnologia com qualidade comprovada para a produção, promoção e realização de seminários online. Os webinars MundoGEO oferecem um meio simples e rápido para atualização profissional, colocando as empresas, instituições e os usuários em contato direto. Durante os webinars, os participantes podem interagir diretamente com os apresentadores, através de uma ferramenta de chat e áudio.