A revista “Popular Science“, que publica novidades sobre ciência e tecnologia, elaborou, pela 24ª vez, uma lista com as 30 melhores invenções de 2011, divididas em diversas categorias. Todo ano, novos produtos de todos os setores da indústria são submetidos aos editores da publicação para apreciação. O ranking selecionou, entre os itens de tecnologia, o Laser Scanner Faro Focus3D.

O Faro Focus3D oferece um método eficiente de reconstrução e reprodução da realidade. Com peso de 5 kg, coleta de quase um milhão de pontos por segundo, alcance de até 120 m e câmera integrada de 70MP, o scanner gera imagens tridimensionais com alto grau de detalhamento das mais complexas geometrias, em apenas alguns minutos.

Dentre as diversas aplicações, o scanner pode ser usado para reconstrução de acidentes e investigação forense, as-built industrial, arqueologia, inspeção e engenharia reversa, levantamento de subestações de energia, entre outras aplicações, sendo limitada apenas pela imaginação do usuário visto a extensa gama de aplicações que essa tecnologia proporciona.

Indústrias e usuários que tradicionalmente realizavam projetos em planos 2D, estão cada vez mais realizando levantamento 3D, que elimina a necessidade de manter uma equipe em campo e realiza registro completo com coordenadas e imagens do local escaneado.

A Santiago & Cintra mantém parceria com a Faro e é representante autorizada do produto no Brasil, contando com técnicos treinados e certificados pelo fabricante.

Com informações de Laiz Santos