O Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) lança nesta sexta-feira, 9 de dezembro, dia internacional contra a corrupção, a cartilha Jogo Limpo X Jogo Sujo, em parceria com a Controladoria Geral da União e o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.

A iniciativa faz parte do termo de cooperação assinado há um ano entre os parceiros. Nos próximos 60 dias o texto ficará sob consulta na internet, para que posteriormente sejam desenvolvidos fascículos sobre o tema. O objetivo da publicação é esclarecer às lideranças profissionais e sociais os procedimentos que podem levar a práticas de corrupção, bem como estimular a transparência sobre investimentos públicos.

Combate à corrupção

Antes da cartilha Jogo Limpo X Jogo Sujo, o Confea já participava de campanhas contra a corrupção, junto com o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Em 2010 lançou o Movimento Anticorrupção da Engenharia, Arquitetura e da Agronomia, com o objetivo de fomentar a transparência nos investimentos para a Copa de 2014.

Além disso, o Confea disponibiliza dese 2006, através do seu endereço eletrônico, todas as informações sobre orçamentos, balanços financeiros, contratos, convênios firmados e os relatórios de gestão. Em maio deste ano, assinou aliança com o Centro Global de Infraestrutura Anticorrupção (Global Infrastructure Anti-Corrupion Centre – Giacc), que tem sede em Londres, para a promoção de medidas anticorrupção nos setores de infraestrutura, construção e engenharia.