A Amazon Web Services LLC (AWS), uma empresa da Amazon.com, anuncia hoje o lançamento de sua nova Região América do Sul (São Paulo), a oitava Região geográfica em todo o mundo na qual a empresa implantará sua plataforma global de computação em nuvem. Essa nova região permitirá que os negócios baseados na América do Sul e empresas globais com clientes no continente possam usufruir dos serviços de infraestrutura na web da AWS e executar seus aplicativos em nuvem. Essa é a primeira Região da AWS na América do Sul.

Antes do lançamento da AWS, no início de 2006, as empresas dependiam de maciços investimentos de capital para construção de uma infraestrutura própria ou contratavam fornecedores para uma quantidade fixa de capacidade de processamento que poderia, ou não, ser utilizada.

Segundo Andy Jassy, Vice-Presidente Sênior da Amazon Web Services, muitos clientes sul-americanos têm usado a AWS nas Regiões dos Estados Unidos, Europa e Ásia já existentes.  Com o lançamento da nova Região América do Sul (São Paulo) esses clientes podem operar seus aplicativos no Brasil, o que reduz significativamente a latência para os usuários finais permitindo a permanência dos dados na região para aqueles que assim necessitem.

A AWS possui muitos parceiros na América do Sul e Brasil, entre eles: Avanxo, Accenture, CI&T, Concrete Solutions, Deloitte, Dedalus Prime, Dextra, Infor, Genexus, Globant, MPL, Lumis, Oracle, Summa e Uptodate Consulting.  Esses Desenvolvedores Independentes de Software (ISVs – Independent Software Vendors) e Integradores de Sistemas já disponibilizaram ou irão disponibilizar em breve seus serviços de software na AWS na nova região.

Os desenvolvedores e empresas podem agora acessar os serviços da AWS a partir da nova região da América do Sul (São Paulo), incluindo: Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2), Amazon Simple Storage Service (Amazon S3), Amazon Elastic Block Store (Amazon EBS), Amazon Virtual Private Cloud (VPC), Amazon SimpleDB, Amazon Relational Database Service (Amazon RDS), Amazon Simple Queue Service (Amazon SQS), Amazon Simple Notification Service (Amazon SNS), Amazon Route 53, Amazon CloudFront, Amazon CloudWatch e AWS CloudFormation. Mais detalhes sobre cada um desses serviços estão disponíveis aqui.