A GMV, empresa espanhola focada em sistemas de navegação por satélites GNSS, anunciou que no dia 12 de dezembro conseguiu receber e processar os dados dos primeiros sinais emitidos pelos satélites Galileo, utilizando um receptor de fabricação própria.

Os dois primeiros satélites Galileo foram lançados a partir do Centro Espacial Europeu de Kourou, na Guiana Francesa, no dia 21 de Outubro, e estão sendo testados atualmente em órbita. O primeiro satélite começou a transmitir sinais de navegação do sistema  no último sábado, 10 de dezembro, utilizando o código PRN 11.

A GMV contribui com o desenvolvimento de sistemas GNSS na Europa, sendo sócia dos programas EGNOS e Galileo. A empresa atua na área há 25 anos e atualmente tem uma equipe de 120 engenheiros de navegação. A empresa desenvolve receptores GNSS há anos, incluindo itens como terminais de radiofreqüência e SW. Atualmente comercializa o produto SRX-10 para GPS / EGNOS, otimizado para operar ambientes terrestres e urbanos, e o NUSAR, um receptor experimental para GPS e Galileo.

A empresa vai apresentar agora os resultados da recepção dos primeiros sinais do Galileo, realizada com o receptor USAR, incluindo o canal de dados (E1-B) e o canal piloto (E1-C).

Rastreamento do canal de dados PRN11 da constelação Galileo