A prefeitura do Rio de Janeiro colocou no ar um novo inventário das áreas verdes da cidade. Com imagens de satélites até cinco vezes mais detalhadas que os mapeamentos feitos até 2001, o portal é resultado de um ano de levantamentos topográficos e trabalhos de campo de geógrafos e biólogos. O Sistema Florestas Rio mostra que 28,9% do território da cidade (35.290 hectares) são compostos por Mata Atlântica e ecossistemas associados, como restingas, mangues.

Pela primeira vez, os cariocas poderão ter acesso aos valores do mapeamento de todos os bairros, incluindo regiões administrativas e áreas de planejamento, bacias hidrográficas e maciços. As imagens de satélite, registradas em 4 de julho de 2010, foram transformadas em cartografia digital pela empresa Geoambiente, de São José dos Campos (SP). É possível ver, com detalhes, áreas de até 2.500 metros quadrados. Relatórios sobre a biodiversidade de unidades de conservação também estão disponíveis no portal.

O mapeamento mostra que a Zona Oeste detém a maior espaço preservado da cidade. O bairro mais verde da cidade é Guaratiba, com 6.967 hectares cobertos por vegetação. Por outro lado, o Rio de Janeiro tem metade se seus bairros com menos de 1% da cobertura de Mata Atlântica, a maioria na Zona Norte. Outros 25 não contam com qualquer área florestada. Na Zona Sul, São Conrado é o líder em verde, com 394 hectares. Em seguida, aparece Gávea (105), Urca (87) e Botafogo (73) e Copacanaba (73 hectares).

O sistema

O principal objetivo do SIG Florestas do RIO, é valorizar o patrimônio natural da cidade, permitindo a visualização na web dos mapas, das informações gráficas e dos dados de cada fragmento florestal mapeado neste projeto pela equipe de Sensoriamento Remoto e Cartografia da Geoambiente, incluindo também os dados obtidos do levantamento florístico.

Algumas funcionalidades do sistema que estão disponíveis publicamente incluem navegação no mapa sobre os temas: cobertura vegetal, sub-bacias hidrográficas, maciços, áreas protegidas, RAs, APs, bairros, favelas, Imagem de satélite, arruamentos, curvas de nível, limite municipal do Rio de Janeiro; Consulta das informações dos fragmentos florestais (classe, área, fotografias, espécies obtidas do levantamento florístico); Consulta das áreas e percentuais de cada classe de cobertura e uso da terra por regiões administrativas (RAs, APs e bairros) e pelas unidades de análise ambiental (sub-bacias hidrográficas e maciços rochosos); Download do shapefile de cobertura vegetal e dos relatórios PDFs gerados durante o projeto.