A China anunciou que irá lançar em janeiro de 2012 seu primeiro satélite para mapeamento geológico de alta resolução para fins civis. As informações foram divulgadas durante uma conferência de nível nacional, realizada no início dessa semana para autoridades de mapeamento e geoinformação do país.

O satélite Ziyuan III será lançado a bordo de um foguete transportador Long March 4B, a partir do Centro de Lançamento de Taiyuan, localizado em uma província no norte do país. A cobertura do satélite abrange toda a área entre 84 graus de latitude norte e 84 graus de latitude sul.

O satélite será usado para realizar mapeamento geológico e pesquisas sobre recursos terrestres, ajudar com a redução e prevenção de desastres naturais e prestar assistência para a agricultura, conservação da água, planejamento urbano e outros setores. O projeto do Ziyuan III foi iniciado em março de 2008, e inclui também satélites com radares, a fim de obter geoinformação sob todos os tipos de condições meteorológicas.