No dia 13 de dezembro foi realizada a palestra “A Iniciativa da ONU para o Gerenciamento Global da Informação Geoespacial – GGIM”, no Auditório do IBGE, no centro do Rio de Janeiro (RJ). Com apresentações de Luiz Paulo Souto Fortes e Valéria Oliveira Henrique de Araújo, a palestra abordou as atividades que têm sido realizadas no âmbito da ONU, com a ativa participação do Brasil, no sentido da implantação do Comitê de Especialistas em Gerenciamento Global da Informação Geoespacial -UNCE-GGIM.

A organização do evento informa que os materias da palestra (apresentação e vídeo) encontram-se disponíveis para acesso e download. Clique aqui para acessar as apresentações do GGIM. O vídeo pode ser baixado através do site do CP-IDEA (Menu: Documentos/Políticas).  Saiba mais sobre a iniciativa da ONU:

Iniciativa global

Trata-se de uma iniciativa de interesse nacional, multiinstitucional e multidisciplinar, que surgiu da percepção de que o rápido desenvolvimento das geotecnologias, tais como imagens digitais aéreas e por satélites, GNSS e SIG, tem contribuído para um uso mais amplo da informação geoespacial (IG). Estas ferramentas facilitam a coleta e a análise de dados, propiciando o compartilhamento e disseminação de informações tendo como base a componente espacial.

Neste cenário, inexistia um fórum para coordenação e dialogo entre nações, com o objetivo de propor diretrizes visando à promoção de princípios, métodos, mecanismos e padrões comuns para o adequado gerenciamento da IG. Em julho de 2011 o Conselho Econômico e Social da ONU estabeleceu o Comitê de Especialistas em Gerenciamento Global da Informação Geoespacial -UNCE-GGIM como o mecanismo de consulta oficial da ONU sobre o assunto.