Na Chaos Communication Congress, conferência que reuniu hackers do mundo todo na Alemanha, um grupo divulgou o projeto Hackerspace Global Grid (HGG). A proposta é criar uma rede independente à Internet através de pequenos satélites amadores que trabalharão em conjunto com estações solo, longe de censura, leis e regras.

Os satélites seriam desenvolvidos para operarem em uma órbita mais baixa que as versões comuns, criando uma rede de comunicação alternativa. O projeto está recebendo doações desde agosto e os membros do HGG já prometeram um protótipo para o primeiro semestre de 2012.

O problema está no funcionamento dessa rede, pois como os satélites estão em órbitas mais baixas, o envio e a recepção do sinal para as estações em solo são de poucos minutos a cada 90 minutos. Outra questão interessante é que qualquer país pode derrubar os satélites caso estejam em seu território, já que eles não estão operando sob uma legislação mundial.

O HGG usa como apoio de coordenadas várias redes de localização, como GPS, Galilleo e Glosnass, além disso, uma agência espacial alemã está trabalhando com o grupo para custear parte do lançamento.

Veja a página oficial do projeto: http://shackspace.de/