Satélite da constelação Pléiades (concepção artística)

A Astrium GEO-Information Services acaba de firmar um contrato com a fornecedora de sistemas de tecnologia para o setor espacial MacDonald, Dettwiler and Associates Ltd. (MDA), que permitirá ao Departamento de Defesa do Canadá ter acesso direto às soluções e tecnologias dos satélites Pléiades 1 e 2, além da constelação SPOT 5, 6 e 7. O acordo é parte do programa espacial canadense, conhecido como Joint Space Support Project (JSSP).

Os terminais correspondentes serão integrados pela MDA, como parte de dois sistemas de vigilância distribuídos, oferecendo acesso a diversas aplicações de satélites ópticos de observação da Terra da Astrium. Este é o terceiro contrato assinado pela Astrium Services para o programa Pléiades, e a primeira integração dos satélites Pléiades e Spot. Os dois contratos anteriores foram firmados com a japonesa Pasco e a chinesa Beijing Eastdawn.

“Estamos comprometidos em oferecer ao Departamento de Defesa do Canadá o acesso direto a um conjunto de serviços dos satélites ópticos de alta resolução da Astrium”, explicou John Schumacher, Vice-presidente da divisão espacial da EADS para América do Norte e diretor da Astrium nos EUA.

Com quatro novos satélites previstos para entrarem em órbita ao longo dos próximos três anos (Pléiades 1 e 2; Spot 6 e 7), a Astrium se prepara para oferecer aos seus clientes as principais tecnologias geoespaciais, garantindo a continuidade do serviço até 2023.