O governo do Panamá realizou uma parceria com a Esri para alavancar a tecnologia geoespacial em prol do desenvolvimento nacional. O acordo demonstra o valor que o país infere nos sistemas de informação geográfica (GIS), para a melhoria da tomada de decisão e gestão de infraestrutura em todo o país. Jack Dangermond, presidente da Esri e Eduardo E. Jaén, administrador geral de inovação do governo do Panamá assinaram o acordo.

Com o apoio da Esri, o Panamá planeja agilizar as operações, gerenciar e compartilhar melhor os seus dados espaciais e estender os recursos geográficos ao longo de diversas instituições governamentais. O Geored, sistema geoespacial do país, usará o sistema ArcGIS para prestar serviços nas áreas de ordenamento do território, turismo, infraestrutura, trânsito, saúde, educação, segurança pública, segurança nacional, planejamento de investimentos, entre outras.

“Com o ArcGIS servindo como estrutura de colaboração em todo o país, o Panamá pode modernizar as operações, poupando tempo e dinheiro”, afirma Jack Dangermond. “O sistema também melhora a transparência e responsabilidade, tornando mais fácil o compartilhamento de informações geográficas entre os departamentos governamentais e o público.”