Em abril passado, a cidade do Rio de Janeiro deu início a um projeto pioneiro no Brasil: o desenvolvimento do Sistema de Gestão de Obras em Vias Públicas (Geovias), que permitirá à cidade, em menos de um ano, unificar as informações das redes subterrâneas das diferentes concessionárias de serviços.

Projetos como este são essenciais para a gestão e planejamento da cidade, sobretudo em situações de acidentes, como o ocorrido na última quarta-feira, 25 de janeiro, quando três edifícios desabaram, causando uma enorme tragédia que mudou a rotina do centro do Rio de Janeiro. Tais projetos podem auxiliar na prevenção de acidentes e também na apuração das causas.

O sistema vai associar o cadastro das redes elétricas, de gás, telecomunicações, água, esgoto, drenagem, iluminação pública, rede semafórica e de câmeras de monitoramento da cidade aos mapas e ortofotos do Rio de Janeiro, fornecidos pelo IPP. O projeto, que está sendo desenvolvido pelo grupo espanhol Nipsa, será implantado inicialmente na região administrativa do Centro do Rio e mais tarde estendido a toda a cidade, integrando no mesmo sistema a maior parte dos serviços públicos.


Para saber mais sobre o projeto, leia o artigo na íntegra, pertencente à revista InfoGEO 64.