Nos últimos anos houve um grande avanço tecnológico nos recursos utilizados em levantamentos aerofotogramétricos. O desenvolvimento das câmaras digitais com mecanismos de captação da radiação eletromagnética propiciou a aquisição de imagens aéreas em bandas independentes na faixa do espectro óptico refletido, cobrindo as regiões do visível e do infravermelho próximo (NIR). Diante disso as imagens aéreas estão sendo aplicadas em análises multifinalitárias, além da obtenção da topografia cadastral e ortofotocartas.

Acompanhando este avanço tecnológico das câmeras aéreas, os equipamentos auxiliares como plataformas giroestabilizadoras, as unidades de medição inercial e os sistemas de posicionamento geodésicos embarcados (GPS), proporcionaram a obtenção das coordenadas do centro perspectivo das fotografias com altíssima precisão, no momento de sua aquisição.

Todo esse conjunto de equipamentos de última geração, associados às imagens estéreas, permite a obtenção do modelo digital de superfície (MDS) praticamente sem necessidade de coleta de pontos de controle em campo, admitindo a ortorretificação das imagens com rapidez, precisão e economia.

Continue lendo este artigo, que foi publicado na revista InfoGEO 64.

Composição RGB cor natural GSD 45 cm