A região Andina no Perú e Bolívia, coberta pela floresta Amazônica, é uma das áreas mais ricas em diversidade biológica e vem sendo alterada rapidamente. Um novo estudo publicado na revista de acesso livre BMCEcology, utilizando informações coletadas nos últimos 100 anos por exploradores e imagens de satélites, revela padrões detalhados das espécies e ecossistemas que existem somente na região.

O estudo também descobriu que muitas dessas espécies e ecossistemas  únicos e endêmicos necessitam de proteção constante a nível nacional. Espécies endêmicas estão restritas a uma área específica e não são encontradas em outro lugar. São particularmente vulneráveis às mudanças climáticas e ambientais, e exigem condições do solo e climáticas únicas.

Uma equipe multinacional dos Estados Unidos, Bolívia, Peru e outros países elaborou um mapa da grande variedade de ecossistemas na Bolívia e no Peru. Mais de 7000 registros individuais da localização de espécies endêmicas de 115 aves, 55 mamíferos, 177 anfíbios e 435 plantas foram combinados com dados climáticos (WorldClim), da topografia (Shuttle Radar Topography Mission, NASA) e da vegetação (sensor MODIS de satélite da NASA ), resultando em mapas de distribuição de espécies com de 1 km² de detalhamento.

A análise dos mapas mostra que a maior concentração de aves e mamíferos é encontrada ao longo de uma faixa estreita na encosta oriental dos Andes, entre 2500 e 3000 metros acima do nível do mar. As espécies endêmicas de anfíbios atingem o máximo de 1000 a 1500m e concentram-se principalmente no sul do Peru e norte da Bolívia. Uma das áreas que pode ser considerada “insubstituível”, com o maior número de aves e mamíferos, está localizada em uma área desprotegida ao redor do Património Mundial de Machu Picchu (Cordilheira de Vilcabamba, Peru).

Mapa biodiversidade Andes
Diversidade de espécies endêmicas dos Andes vista através da bacia Amazônica, em direção ao sul peruano e norte boliviano

Segundo o estudo, um total de 226 espécies endêmicas não tem proteção nacional, e cerca de metade dos sistemas ecológicos têm 10% ou menos de suas áreas sob proteção. Além disso, apenas 20% de áreas com um alto número de espécies endêmicas estão protegidas e 20% das áreas são insubstituíveis.

Segundo a Dra. Jennifer Swenson, pesquisadora da Universidade de Duke que liderou o projeto, a biodiversidade na Cordilheira dos Andes está sendo ameaçada pela exploração de petróleo e mineração de ouro, projetos de infraestrutura, cultivos ilícitos e muitas outras atividades. “Há evidências de espécies que estão migrando para regiões altas devido às alterações climáticas na região”, afirma.