O Consórcio Geoespacial Aberto (OGC, na sigla em inglês), aprovou nessa semana o padrão OGC PUCK Protocol, para facilitar a instalação de sensores em redes, necessitando apenas conectar o aparelho para que a instalação ocorra.

A maioria dos “sensor networks” exigem instalação manual e configuração cuidadosa, feita por técnicos para assegurar que os componentes do software estejam devidamente associados com os instrumentos físicos que eles representam. Drivers do software, arquivos de configuração e metadados que descrevem o instrumento e as suas capacidades devem ser instalados manualmente e associados a uma porta física. Às vezes, esses procedimentos manuais são realizados sob condições físicas que não são favoráveis, aumentando as chances de erro humano.

O novo padrão PUCK aborda estes desafios através da definição de um protocolo de instrumento padrão para recuperar metadados e outras informações a partir do próprio dispositivo. Esta informação pode incluir documentos do padrão SWE SensorML do OGC e também o próprio código do driver do aparelho.

Computadores conectados à rede podem usar o protocolo PUCK para recuperar essas informações a partir de instrumentos instalados, e utilizá-las para, por exemplo, identificar, configurar e operar os instrumentos automaticamente. Assim, o padrão PUCK permite uma auto-configuração automática dos sensores de rede, de modo “plug-and-work”, ou seja, “conecte e trabalhe”.

O padrão é relativamente simples, e vários fabricantes já implementaram o protocolo nos firmwares de seus aparelhos. O PUCK foi originalmente desenvolvido para aplicações oceanográficas, mas pode ser utilizado em qualquer rede que contenha instrumentos RS232 ou Ethernet conectados. O padrão vem sendo usado atualmente por observatórios oceânicos nos Estados Unidos e Europa.