Blue MarbleA norte-americana Blue Marble, desenvolvedora de softwares e soluções para conversão de dados geoespaciais, anunciou o lançamento do GeoCore 2012, contendo as versões atualizadas GeoCalc 6.5, GeoTransform 6.2 e GeoTranslate 5.2, formando um conjunto de ferramentas para conversão de dados geoespaciais.

Esta combinação de ferramentas permite ao usuários do GeoCore desenvolverem softwares geoespaciais, trabalhando e transformando dados de coordenadas, vetores, CAD, raster, 2D ou 3D de forma eficiente. O GeoCalc é uma ferramenta de transformação, compatível com vários modelos verticais, como Australian Geoid Model of 2009, OSU91A, Netherlands Vertical Model of 2004 e mais de 30 modelos de geóides, facilitando inclusive a manipulação de dados LiDAR.

Outra atualização fez com que transformações entre diferentes datum possam ser realizadas com medições precisas, para auxiliar usuários na seleção do datum mais apropriado. Segundo a Blue Marble, o GeoCore 2012 oferece aos desenvolvedores de softwares a capacidade de transformar e definir coordenadas, e aos especialitas GIS o poder de lidar com todos os formatos de arquivos raster e vetoriais, além de suprir as necessidades de geometria, com o GeoTranslate e o Geotransform.

A empresa informa ainda que os produtos podem ser adquiridos separadamente.