Parte 4 : Como Criar uma Rua

Nesta edição, a revista MundoGEO dá continuidade à série de Tutoriais sobre o Google Map Maker iniciada na edição 63 da InfoGEO.

1. Entre no Google Map Maker (www.google.com/mapmaker) e faça login na sua conta do Google.

2. Exiba a área de interesse para a qual deseja adicionar, modificar ou moderar mapas no Google Map Maker. No primeiro tutorial foi feita a edição do polígono que representa a área urbana de Presidente Prudente (SP), tomando por base os setores censitários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No segundo foi demonstrado como criar um bairro denominado “Centro Educacional”, enquanto no terceiro foi explicado como incluir o sistema viário, tendo sido gerada uma rodovia e uma rotatória. Neste tutorial será demonstrado como criar uma via local, ou seja, uma rua em bairro residencial chamado “Jardim das Rosas”, cuja planta foi disponibilizada pela Prefeitura Municipal.
Passo a Passo_Google Map Maker_Revista MundoGEO

3. Para verificar como ficaria a representação do sistema viário no Google Map Maker, clique na opção Satélite e observe o mapeamento colaborativo em andamento. Note que os mapeadores locais já iniciaram a vetorização de outras feições relevantes na área urbana, e os nomes dos três maiores contribuidores aparecem no canto inferior direito da tela.

4. Dê zoom na imagem de satélite no entorno da área de interesse. Na opção Adicionar, clique sobre Linha com o botão esquerdo do mouse. A partir da lista suspensa, escolha Estrada e clique com o botão esquerdo do mouse para selecionar a categoria.
Passo a Passo_Google Map Maker_Revista MundoGEO

5. Clique com o botão esquerdo do mouse sobre os pontos da rua residencial, tomando como referência o eixo do logradouro. Para finalizar a linha, pressione Enter. Para cancelar a vetorização, pressione Escape. Observe que o novo elemento é reconhecido como parte de uma rede e que os elementos adjacentes são conectados entre si. Um dos elementos é a Rua José Levy Guedes, portanto, o Google Map Maker questiona o mapeador se o novo elemento é uma extensão da rua existente ou se uma nova estrada deve ser criada. Nesse caso, clique em Criar nova estrada e depois em Próximo.

6. Edite os dados descritivos e os atributos alfanuméricos. No exemplo foi digitado o nome do elemento como “Rua Antonio Onofre Gerbasi” , e no campo Prioridade foi indicada a alternativa Via Local. Além disso, foi indicada a Rota composta por mão dupla e, portanto, foi indicado que o acesso para ciclista é permitido de A para B e de B para A, pois não há ciclovia. Em acesso para pedestres foi escolhida a opção Calçada em ambos os sentidos.

7. Observe que outros atributos podem ser inseridos, tais como bairro (que no Google Map Maker é chamado de Localidade), Cidade, Estado e CEP. Ao finalizar o trabalho é importante justificar o motivo da edição, por exemplo, escolhendo na lista suspensa a opção “Adicionando detalhes”.
Passo a Passo_Google Map Maker_Revista MundoGEO

8. Salve o resultado. Note que na figura aparece a mensagem “O elemento foi publicado com sucesso”. Os atributos associados ao elemento podem ser lidos clicando no símbolo pontual que se parece com um balão vermelho. Se o elemento não tivesse sido aprovado, o símbolo seria alaranjado, indicando elemento pendente aguardando aprovação de outros mapeadores e revisores.

9. Repita o mesmo procedimento para outras ruas locais e avenidas, a fim de representar o sistema viário da área urbana. Caminhos e trilhas também podem ser mapeados, indicando inclusive se são pavimentados ou não, tipo de pavimentação, se o tráfego de veículos é permitido ou não, se é permitido o acesso a ciclistas, etc..
Passo a Passo_Google Map Maker_Revista MundoGEO


Arlete Aparecida Correia Meneguette
Engenheira cartógrafa (Unesp), PhD em fotogrametria (University College London). Docente e pesquisadora do Departamento de Cartografia da Unesp – Campus de Presidente Prudente
arletemeneguette@gmail.com